Exposição do índice de correia fotorreceptora Exposição do índice de correia fotorreceptora
   
 
Exposição do índice de correia fotorreceptora Exposição do índice de correia fotorreceptora

Exposição do índice de correia fotorreceptora Exposição do índice de correia fotorreceptora

Exposição do índice de correia fotorreceptora Exposição do índice de correia fotorreceptora
   
 
Exposição do índice de correia fotorreceptora Exposição do índice de correia fotorreceptora

Exposição do índice de correia fotorreceptora Exposição do índice de correia fotorreceptora

 

Objectivo 3: Uso de tecnologias de Tratamento e Regeneração de águas residuais.

ACTIVIDADE 6: FES – Formação na área de Tratamento de águas residuais e reutilização.

Dada a necessidade de potenciar/fomentar o desenvolvimento do saneamento básico, tratamento e reutilização da água depurada em regiões áridas, assim como o emprego nesta área, propõe-se reforçar as capacidades no tratamento e reutilização da água tratada.
Neste sentido, a proposta de formação será em diferentes níveis:

·         Primeiro nível através de plataforma e-learning, em Espanhol e Português, e acessível as ilhas da Macaronésia.

·         Um segundo nível, para os alunos seleccionados que foram aprovados no primeiro nível, contempla a formação presencial em Cabo Verde e Canárias, com Docentes das ilhas Canárias. Os conteúdos gerais a abordar e para os quais serão necessários especificar e traduzir para o português, serão:

Contaminação da água e Indicadores;

Processos de tratamento de águas residuais;

Operação e manutenção das instalações;

Reutilização de águas residuais tratadas;

Avaliação de custos e viabilidade económica das instalações como uma ferramenta para tomada de decisões e desenvolvimento de estudos de caso.

O terceiro nível formativo prevê formação presencial nas Canárias, com a participação de alunos préviamente seleccionados de Cabo Verde, com o objectivo de realizar práticas e visitas às instalações do sudeste de Gran Canária e intercâmbio de profissionais do sector.

ATIVIDADE 7: Estudo e redacção de um projecto-piloto de depuração descentralizada numa adequada localização de Cabo Verde.

A problemática de saneamento e tratamento é particularmente grave nas áreas rurais das ilhas Canárias e inclusive em áreas suburbanas de Cabo Verde. Nestas zonas de povoações dispersas, aliadas as condições naturais, as principais causa são devido as limitações financeiras e de gestão para enfrentar/abordar eficazmente o tratamento das águas residuais.

O objectivo principal desta actividade é transferir a ainda incipiente experiência desenvolvida nas Ilhas Canárias na implementação de sistemas locais eficazes de tratamento, bem integrados no meio ambiente, de baixo custo e facilmente exploráveis. Neste sentido, planeja-se em colaboração com os parceiros de Cabo Verde, realizar um estudo de necessidades para localizar um adequado local para implementar uma metodologia de integração social; e um estudo de viabilidade económica e de aproveitamento de subprodutos que permitem a concepção e a elaboração de um projecto de saneamento, tratamento e reutilização, adaptadas às condições locais.

Estudos planejados:

Avaliação das localidades; o ambiente social, as tecnologias, aplicações dos subprodutos gerados e as multifunciones que devem atender o sistema de tratamento. Uma vez seleccionada e analisada a Localidade, será escolhido e desenhado o sistema de tratamento a utilizar. As características do sistema escolhido atenderão ao contexto sócio-ambiental e as características bioclimática em que será implementado. O resultado final será o projecto de implementação do sistema e tratamento de águas residuais segundo as conclusões do estudo.

 

ACTIVIDADE 8: Estudo da reutilização segura da água depurada na cidade da Praia.

Na cidade da Praia, cerca de 30% da população beneficia de forma privada de sistema de eliminação de dejectos, dos quais 9% estão ligados a uma rede de esgoto. A forma mais utilizada de eliminação é a fossa séptica. A cidade dispõe de uma estação de tratamento de águas residuais, operada/gerida pela ELECTRA, onde se realiza o tratamento primário, secundário e o terciário de uma parte (que inclui tratamento UV e cloração). Produzem cerca de 800 m3/dia de água tratada, que é vertida / descarregada no mar devido à falta de infra-estruturas de reutilização. É objectivo desta actividade a realização de estudos técnico e económico para o desenvolvimento de projectos de implementação que possibilitem a reutilização das águas residuais tratadas da cidade da Praia, tendo como base os actuais caudais bem como futuras ampliações. Outro objecto do presente estudo é definir os parâmetros de qualidade necessários e as acções complementares necessárias para garantir a reutilização segura do ponto de vista sanitários, tanto em áreas verdes, como zonas de uso agrícola ou agro-florestal se fosse o caso.