Visor de contenido web Visor de contenido web

Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

Novas edições do curso de introdução ao tratamento de águas residuais para Cabo Verde

Dada a necessidade de fomentar o desenvolvimento de sistemas de saneamento básico, bem como o tratamento e reutilização de águas residuais nas zonas rurais das ilhas, o Departamento de Água do Instituto Tecnológico de Canárias, no âmbito do projecto de cooperação ISLHÁGUA transnacional (www.islhagua.org), criou um curso introdutório sobre o tratamento de águas residuais em pequena escala através de uma plataforma de tele-formação.


Esta ação formativa a distância resume os aspectos mais relevantes do tratamento de águas residuais(caracterização, saneamento, tecnologias e estratégias de implementação) e está dirigida especialmente às áreas rurais e países em desenvolvimento onde o saneamento ainda não está devidamente desenvolvido.

Os principais conteúdos do curso foram estruturados em 9 tópicos mais um caso prático, considerando: As água residuais e os indicadores de contaminação; Redes de águas residuais e esgotos; Noções básicas do tratamento de águas residuais; Tecnologias de pré-tratamento e de tratamento primário e secundário das águas residuais urbanas; Sistemas de tratamento extensivos ou de baixo custo de energia, bem como estratégias para o desenvolvimentodo saneamento básico em áreas desfavorecidas.

A execução deste curso tem contado com a colaboração do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde e da Agência de Cooperação do Luxemburgo em Cabo Verde. Outras entidades envolvidas foram a Mancomunidad Intermunicipal do Sudeste de Gran Canaria, a Agência Nacional de Água e Saneamento de Cabo Verde e da Associação Nacional de Municípios.
Na primeira edição de dezembro de 2014 foram recebidas mais de 100 pré-inscrições de Cabo Verde, sendo finalmente selecionados 30 alunos. A avaliação global da primeira edição curso foi muito positiva.
 

Agora ampliasse a oportunidade com quatro novas edições do curso e 100 vagas disponíveis.

Uma nova edição, que começa o dia 2 de junho, está reservada a comunidade universitária cabo-verdiana e organizado em cooperação com o Departamento Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde no quadro do projeto ISLHÁGUA da União Europeia.

Outros três grupos para junho e julho são financiados Agencia de Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, no quadro do projeto CVE/078 de Apoio ao PAGIRE (Plano de Acção para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos).

O curso é organizado a distância através de uma plataforma de tele-formação e para acrescentar o valor do curso contasse com a colaboração de especialistas que promoveram a interação com os alunos em diversos fóruns técnicos associados a cada tópico.

Foto: ETAR de Ribeira da Vinha (Mindelo)

 


Promedio (1 Votar)

Añadir comentario Añadir comentario