Visor de contenido web Visor de contenido web
   
 
Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

El Proyecto ISLHáGUA tiene como objetivo principal el promover la sensibilización respecto al uso del agua potable, reforzar las capacidades de control de calidad de los recursos hídricos, fomentar el tratamiento y reutilización de las aguas depuradas y la desalación de agua más eficiente asi como  con el uso de las energías renovables, todo ello en el entorno de colaboracion trasnacional de Canarias y Cabo verde leer mas...

Visor de contenido web Visor de contenido web

Red de Laboratorios de la Macaronesia Red de Laboratorios de la Macaronesia

Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa

¡Aprende divirtiéndote! ¡Aprende divirtiéndote!
Fichas Didácticas Fichas Didácticas

Visor de contenido web Visor de contenido web
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

Sessão de Reflexão sobre a utilização de Águas Residuais tratadas na Agricultura

 

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito do Projecto “Reforço das capacidades de adaptação e resiliência às Mudanças climáticas no sector da água em Cabo Verde”, na passada sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015, pelas 9 horas foi realizada uma sessão de reflexão sobre a utilização de águas residuais tratadas na Agricultura.

A realização da sessão de reflexão resultou de uma recomendação saída da reunião do Comité Técnico do Projecto Mudanças Climáticase teve como principal objectivo debater a utilização de águas residuais tratadas na agricultura, bem como aprofundar a análise dos riscos associados para os sistemas produtivos(solo,plantas, etc.) para os ecossistemas e para a saúde pública, analisar as precauções, regulações e orientações técnicas necessárias para uma gestão eficiente e segura de águas residuais tratadas, identificar constrangimentos institucionais, financeiros, legais e de gestão associados a utilização/valorização das águas residuais tratadas.

A Ministra do Desenvolvimento Rural presidiu a sessão de abertura e nela informou do crescimento do uso de águas residuais em todo o mundo afirmando-se cada vez mais como uma componente estratégica de uma política de gestão integrada dos recursos hídricos em particular nos países de clima árido e semiárido como é o caso de Cabo Verde.

Após a abertura da sessão pela Ministra Eva Ortet deu-se início aos trabalhos com as seguintes apresentações.

1. Apresentação do Projecto “Uso eficiente de água e reutilização de águas residuais para a protecção ambiental em Cabo Verde”

O Eng. Nuno Ribeiro, iniciou a sua apresentação com uma introdução ao projecto Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na zona costeira no Oceano Atlântico e Indico, cujo objectivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável nos estados insulares, através da melhoria dos recursos hídricos e gestão ambiental.

 

 

2- Apresentação do Estudo de Águas Residuais na Ribeira da Vinha, ilha de S.Vicente

A apresentação feita por Pedro Ramos do MCA teve como principal objectivo dar a conhecer a ETAR de Ribeira de Vinha em São Vicente, gerida pela Câmara Municipal de São Vicente que tem como objectivo principal o tratamento do efluente para reutilização na agricultura evitando assim a poluição do meio receptor, além de permitir a poupança de um recurso bastante escasso nesta ilha.

3 – Apresentação do tema: A reutilização das águas residuais na ilha de Santiago – O caso de Santa Cruz

A apresentação deste tema esteve sob a responsabilidade da Engenheira do AmbienteLarissa Varelaquem fez o enquadramento da escassez de água em Santiago, dos riscos da reutilização das águas residuais, bem como a avaliação da disponibilidade de água residual em Santiago versus a necessidade de água para a rega e a análise do caso de estudo de Santa Cruz.

 

4 – Situação de águas residuais nas Canárias. Tecnologia de tratamento a grande escala(Gran Canaria e Praia) e Sistemas de baixo custo à pequena escala(caso de Santa Lucia e de Calheta do Maio). Regulação noutros países: o caso de Espanha

O Eng. Gilberto Martel iniciou a sua explanação apresentando o Instituo Tecnológico de Canarias e a assistência técnica dessa instituição à Cabo Verde através da ANMCV, a UNICV e o ANAS mediante a implementação do projecto ISLHáGUA.

Na sua exposição terá feito referência aos recursos hídricos existentes e às características hídricas do arquipélago de Canarias. Igualmente terá detalhado as necessidades em recursos hídricos e a procura deste precioso líquido durante o seculo XX (Dados de 2007: Total, 167 Hm3/Ano e as necessidades para a agricultura de 190.000 m3/dia). Igualmenteapresentou alguns mapas com informações sobre a produção de água entre 1984 e 2004, na ilha de Gran Canarias e as suas principais fontes. E por fim apresentou a situação de reutilização das águas residuais nas Canarias, dando enfase aos sistemas de reutilização de água tratada nas ilhas de Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote. Canarias produz aproximadamente 26 Hm3 de água residual utilizada naagricultura (40%) e zonas verdes (60%).

Referiu ainda que existe muita falta de informação e “medo” desse tipo de recurso derivado das características biológicas da água residual tratada o que poderá constituir um entrave a sua utilização, contudo há necessidade de fazer algumas restrições a determinados usos segundo a qualidade das ART para minimizar os riscos da sua utilização.

Relativamente à Regulação, apresentou o caso de Espanha, que segundo o palestrante a legislação (Real Decreto, 1620/2007) existente na Espanha define os usos admitidos (urbano, agrícola, industrial, recreativo e ambiental), as proibições, os critérios de qualidade para cada tipo de uso. De ressaltar o uso agrícola permitido na legislação espanhola: cultivo de produtos comestíveis crus para alimentação humana, cultivos lenhosos, ornamentais, entre outros. 

Por fim o Eng. Martel fez a apresentação de duas plantas de produção de água tratada a duas escalar, grande como o de Gran Canaria com as seguintes características: instalação de pré-tratamento, tanque de homogeneização, tratamento primário, reatores biológicos, decantador secundário e desinfecção para posterior descarga através de um emissário ou enviado para tratamento terciário para a sua regeneração e reutilização. Tem uma capacidade para tratar uma vazão média diária de 18.000 m3 / dia (100.000 eq-pop) ao longo de três linhas de 6.000 m3 / dia e numa zona da ilha de Gran Canaria, sudeste da ilha. Em outra escala apresenta a instalaçao de Santa Lucía que trata as águas residuais duma zona rural da interior da ilha a través de sistemas sem consumo de energía eléctrica e donde a água residual tratada é reutilizada em cultura de lenhosos.

No fim apresentou brevementeo o Plano Diretor para a reutilização segura das águas residuais urbanas tratadas para irrigação na Cidade da Praia do projeto ISLHáGUA..

Na Radio Educativa, no quadro do programa “Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar no foco” foi organizado uma serie de entrevistas com participantes na Sessão de Reflexão.

Participaram com jornalista, Darci Cruz, e as pessoas entrevistadas foram: Larissa Varela, que apresentou o trabalho sobre a ETAR de Santa Cruz, Claudia Rodrigues, responsável da perspectiva Social e de Género no Millenium Challengue Account, Miquel Carrillo, da NITA, equipo de consultoria de apoio a Agencia Nacional de Agua e Saneamento; y Gilberto Martel do Instituto Tecnológico das Canárias e coordenador do projeto ISLHáGUA.

No seguinte enlace é possível escutar o programa completo:

http://www.islhagua.itccanarias.org/audios/Radio_Educativa_Aguas_Residuais.mp3


 

 


Promedio (0 Votos)

Añadir comentario Añadir comentario