Visor de contenido web Visor de contenido web
   
 
Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

El Proyecto ISLHáGUA tiene como objetivo principal el promover la sensibilización respecto al uso del agua potable, reforzar las capacidades de control de calidad de los recursos hídricos, fomentar el tratamiento y reutilización de las aguas depuradas y la desalación de agua más eficiente asi como  con el uso de las energías renovables, todo ello en el entorno de colaboracion trasnacional de Canarias y Cabo verde leer mas...

Visor de contenido web Visor de contenido web

Red de Laboratorios de la Macaronesia Red de Laboratorios de la Macaronesia

Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa

¡Aprende divirtiéndote! ¡Aprende divirtiéndote!
Fichas Didácticas Fichas Didácticas

Visor de contenido web Visor de contenido web
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS

 

O Seminário proposto enquadra-se no Objetivo 3 do projeto ISLHáGUA da promoção do tratamento, regeneração e reutilização das águas residuais tratadas em Canárias e Cabo Verde. Neste contexto já foi elaborado o Plano Diretor para a Reutilização Segura das Águas Residuais Tratadas na Cidade de Praia. Trabalho que foi realizado em 2012 e que viria a ter continuidade no estudo para propor melhorias na ETAR de Palmarejo.

Por outra parte, durante o mês de fevereiro de 2015, no quadro do projeto de “Reforço das capacidades de adaptação e resiliência às Mudanças climáticas no sector da água em Cabo Verde”, foi realizada uma sessão de reflexão sobre a utilização de águas residuais tratadas na Agricultura. Nas Jornadas participaram diversas entidades envolvidas no tratamento e reutilização das águas residuais em Cabo Verde, além de um representante do Instituto Tecnológico das Canárias. Como continuidade de estas Jornadas e como estratégia de cooperação entre diferentes projetos e parceiros, foi proposto organizar, junto com o projeto ISLHáGUA, uma missão de estudo e troca de experiências em Canárias com a participação de várias entidades de Cabo Verde com interesse na reutilização das águas residuais tratadas ou regeneradas na agricultura. A missão decorreu de 5 a 8 de maio de 2015 na ilha de Gran Canaria.

No quadro deste seminário técnico se organizaria uma parte de palestras sobre experiências em reutilização e iniciativas com o objetivo de aportar um mesmo nível de informação aos assistentes (situação da reutilização em Canárias, Cabo Verde e projetos em curso). As propostas temáticas para os grupos de trabalho específicos são:

  • A nova normativa de reutilização em Cabo Verde, sua aplicação.
  • Os sistemas de controlo de qualidade da água de rega e dos produtos.
  • O código de boas práticas de rega com águas residuais tratadas.
  • As tecnologias de tratamento adaptadas, preços da água residual tratada, recuperação de custos e fórmulas de gestão.

O Seminário seria complementado com palestras finais de conclusões do Seminário.

Finalmente os objetivos finais do Seminário seriam:

 

  1. Divulgar e debater sobre aplicação da nova normativa cabo-verdiana em matéria de reutilização das Águas Residuais Tratadas.
  2. Mostrar as tecnologias aplicadas no tratamento das águas residuais e a produção das águas regeneradas para a agricultura e irrigação de zonas verdes, a grande escala e a pequena escala. Debater sobre a adaptação das tecnologias em relação com a nossa realidade local em Cabo Verde.
  3. Debater e obter conclusões ou diretrizes sobre as fórmulas de gestão e organização, custos de produção, recuperação de custos, meios de controlo e fornecimento das águas residuais regeneradas.
  4. Estabelecimento de novas linhas de cooperação e trabalho conjunto (pesquisas, troca de conhecimento e informações) em matéria de reutilização, entre Cabo Verde e Canárias.

 Data: 15 de julho de 2015

 

Local: Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde

Palmarejo Grande, Praia


Promedio (1 Votar)

Añadir comentario Añadir comentario