Visor de contenido web Visor de contenido web
   
 
Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

El Proyecto ISLHáGUA tiene como objetivo principal el promover la sensibilización respecto al uso del agua potable, reforzar las capacidades de control de calidad de los recursos hídricos, fomentar el tratamiento y reutilización de las aguas depuradas y la desalación de agua más eficiente asi como  con el uso de las energías renovables, todo ello en el entorno de colaboracion trasnacional de Canarias y Cabo verde leer mas...

Visor de contenido web Visor de contenido web

Red de Laboratorios de la Macaronesia Red de Laboratorios de la Macaronesia

Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa

¡Aprende divirtiéndote! ¡Aprende divirtiéndote!
Fichas Didácticas Fichas Didácticas

Visor de contenido web Visor de contenido web
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

Novas edições do curso de introdução ao tratamento de águas residuais para Cabo Verde

Dada a necessidade de fomentar o desenvolvimento de sistemas de saneamento básico, bem como o tratamento e reutilização de águas residuais nas zonas rurais das ilhas, o Departamento de Água do Instituto Tecnológico de Canárias, no âmbito do projecto de cooperação ISLHÁGUA transnacional (www.islhagua.org), criou um curso introdutório sobre o tratamento de águas residuais em pequena escala através de uma plataforma de tele-formação.


Esta ação formativa a distância resume os aspectos mais relevantes do tratamento de águas residuais(caracterização, saneamento, tecnologias e estratégias de implementação) e está dirigida especialmente às áreas rurais e países em desenvolvimento onde o saneamento ainda não está devidamente desenvolvido.

Os principais conteúdos do curso foram estruturados em 9 tópicos mais um caso prático, considerando: As água residuais e os indicadores de contaminação; Redes de águas residuais e esgotos; Noções básicas do tratamento de águas residuais; Tecnologias de pré-tratamento e de tratamento primário e secundário das águas residuais urbanas; Sistemas de tratamento extensivos ou de baixo custo de energia, bem como estratégias para o desenvolvimentodo saneamento básico em áreas desfavorecidas.

A execução deste curso tem contado com a colaboração do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde e da Agência de Cooperação do Luxemburgo em Cabo Verde. Outras entidades envolvidas foram a Mancomunidad Intermunicipal do Sudeste de Gran Canaria, a Agência Nacional de Água e Saneamento de Cabo Verde e da Associação Nacional de Municípios.
Na primeira edição de dezembro de 2014 foram recebidas mais de 100 pré-inscrições de Cabo Verde, sendo finalmente selecionados 30 alunos. A avaliação global da primeira edição curso foi muito positiva.
 

Agora ampliasse a oportunidade com quatro novas edições do curso e 100 vagas disponíveis.

Uma nova edição, que começa o dia 2 de junho, está reservada a comunidade universitária cabo-verdiana e organizado em cooperação com o Departamento Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde no quadro do projeto ISLHÁGUA da União Europeia.

Outros três grupos para junho e julho são financiados Agencia de Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, no quadro do projeto CVE/078 de Apoio ao PAGIRE (Plano de Acção para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos).

O curso é organizado a distância através de uma plataforma de tele-formação e para acrescentar o valor do curso contasse com a colaboração de especialistas que promoveram a interação com os alunos em diversos fóruns técnicos associados a cada tópico.

Foto: ETAR de Ribeira da Vinha (Mindelo)

 


Promedio (1 Votar)

Añadir comentario Añadir comentario