Visor de contenido web Visor de contenido web
   
 
Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

El Proyecto ISLHáGUA tiene como objetivo principal el promover la sensibilización respecto al uso del agua potable, reforzar las capacidades de control de calidad de los recursos hídricos, fomentar el tratamiento y reutilización de las aguas depuradas y la desalación de agua más eficiente asi como  con el uso de las energías renovables, todo ello en el entorno de colaboracion trasnacional de Canarias y Cabo verde leer mas...

Visor de contenido web Visor de contenido web

Red de Laboratorios de la Macaronesia Red de Laboratorios de la Macaronesia

Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa

¡Aprende divirtiéndote! ¡Aprende divirtiéndote!
Fichas Didácticas Fichas Didácticas

Visor de contenido web Visor de contenido web
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

Missão de estudo e troca de experiências em matéria de reutilização das águas residuais tratadas

 

 

 

 

 

 

 

 

No quadro do Projeto “Reforço das capacidades de adaptação e resiliência às Mudanças climáticas no sector da água em Cabo Verde”, foi proposto organizar, junto com o projeto ISLHáGUA, uma missão de estudo e troca de experiências em Canárias com a participação de várias entidades de Cabo Verde tenham interesse o estejam já a promover a reutilização das águas residuais tratadas ou regeneradas na agricultura. A missão decorreu de 5 a 8 de maio de 2015 na ilha de Gran Canaria.

Os objetivos da missão eran:

  • Tomar conhecimento da normativa aplicada em Espanha para a reutilização das Águas Regeneradas.
  • Mostrar as tecnologias aplicadas em Canárias para o tratamento das águas residuais e a produção das águas regeneradas para a agricultura e irrigação de zonas verdes, a grande e pequena escala.
  • Apresentar as fórmulas de gestão e organização, custos de produção e meios de controlo do fornecimento das águas residuais regeneradas em Canárias.
  • Visitar experiências de reutilização agrícola com águas regeneradas.
  • Encontro com equipas de trabalho que desenvolvem pesquisas no âmbito da reutilização das águas regeneradas. Visita a parcelas experimentais.
  • Visitar laboratório agrário para conhecer as fórmulas de avaliação agronómica das águas regeneradas.
  • Conhecer as instalações e potencialidades do Instituto Tecnológico das Canárias para futuras cooperações.
  • Definição de objetivos e programa para Jornadas sobre Reutilização das Águas Residuais tratadas a organizar em Praia ao início de junho.
  • Estabelecimento de novas linhas de cooperação e trabalho conjunto em matéria de reutilização, entre Cabo Verde e Canárias.

Os participantes desde Cabo Verde foram:

  • Janaina Almeida da Delegação São Vicente - Ministério de Desenvolvimento Rural
  • Eveline Ramos da Delegação Tarrafal - Ministério de Desenvolvimento Rural
  • Jorge Brito do INIDA (Instituto Nacional Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário)
  • Elisângela Firmino da ETAR- Santa Cruz
  • Ivanisio Simião    da Câmara Municipal de Paul
  • Anildo Fortes da Câmara Municipal de São Vicente
  • António Jorge Morais Monteiro da Câmara de Ribeira Grande de Santo Antão
  • João Soares da Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago
     

 O programa de trabalho contou com os seguintes encontros:

 Nas instalações do Instituto Tecnológico das Canárias (ITC) em Pozo Izquierdo, mantiveran un encontro com o Diretor de I+D do ITC, Gonzalo Piernavieja, e o Chefe do Departamento de Água, Baltasar Peñate, para conhecer as linhas de trabalhos desenvolvidas por ITC e com destaques para projetos realizados em cooperação com Cabo Verde, ISLHáGUA, APRENMAC. Também foi partilhada a traves de breve palestra o recorrido feito pelas Canárias no tange a reutilização e a normativa aplicada, RD 1620/2007.

 

 Nas instalações da ETAR do Sudeste de Gran Canaria, que está sob a gerencia da “Mancomunidad del Sureste de Gran Canaria”, o grupo reuniu-se com os responsáveis e técnicos, Sr. Jose Rafael Sánchez Ramírez e Sr. Federico Noval. Se tomarem conhecimento da população servida, aproximadamente 130.000 hab., dum total da água tratada de tratamento secundário de 120.000 m3/ano. Foram expressadas mais informações como a produção de águas para agricultura (tratamento terciário) de 600 m3/dia. O encontro também comtemplava a visita as instalações do terciário utilizado na ETAR do Sudeste.

 

 Terminada a visita a ETAR do Sudeste tomou-se rumo a uma quinta de um agricultor regada com águas regeneradas em la zona conhecida como Las Rosas - Carrizal. A visita foi guiada pelo Sr. Blas Sánchez. A quinta além de dispor do subministro de água regenerada (90%) também contava com outras dotações, água de poço (10%). A rega se realiza a gota a gota aplicada aos cultivos de tomate, pepino, batata inglesa, pimentão.

 

 

 No período da tarde o grupo acompanhado de um técnico de manutenção visita o sistema de tratamento natural, em Santa Lucia para tomar conhecimento de outras técnicas de tratamento das águas residuais domesticas sem o consumo de energia elétrica. O Sistema que tem como biológico a combinação de wetlands “pântanos” de fluxo subsuperficial vertical e horizontal. Foi expressa a boa aceitação da água pelos agricultores locais que utilizan a água tratada no sistema de Santa Lucía na rega de árvores, nomeadamente oliveiras.

 

 A visita no Conselho Insular de Água de Gran Canaria desenvolveu-se a traves de exposição suministrada pelo Sr. Fernando Fernández. Citou-se um mapa da ilha com localização de todas as infraestruturas de produção das águas regeneradas e seus respetivos volumes produzidos (somando um total em Gran Canaria de 25 hm3/ano e mais de 130 km de rede de distribuição) e por fim centrou-se a apresentação na ETAR de Barranco Seco por ser a mais representativa no que diz respeito ao volume de produção de água regenerada em Gran Canaria.

 

 A visita a instalação da ETAR do Barranco Seco foi guiada pelo responsável de operações da planta, Sr. Eulogio Suárez da empresa Canaragua. A ETAR tem uma capacidade de tratamento de 45.000 m3/dia, mediante processo biológico de lamas ativas, seguido de tratamento terciário de dessalinização que consiste de um processo preliminar de eliminação de sólidos em suspenção de desbaste por filtração sobre leito de areia de limpeza em continuo, seguido de ultrafiltração, finalizado por um processo dessalinização baseado em electrodiálise reversível. A produção se pode resumir em 24.000 m3/dia procedente do sistema de pré-tratamento (ultrafiltração) para a rega de espaços verdes, e 18.000 m3/dia procedentes do sistema de dessalinização (electrodiálise) para usos mais restringidos.

 

 A deslocação a faculdade de veterinária da ULPGC teve como objetivo a explicação de projetos de investigação na área de reutilização com águas regeneradas. A Exposição compartilhada pelas professoras da faculdade, Dra. María del Pino Palacios e Dra. Vanessa Mendoza, doutoradas em agronomia e veterinária respetivamente, seguiam as linhas de: reutilização agraria de águas regeneradas de origem municipal e sua consequência no solo e nos cultivos, sistemas de regas por aspersão, produção de forragens e poluentes emergentes. As visitas de campo terminavam com a visita ao laboratório Agroalimentar e Fitopatológico do Área de Agricultura, Pecuária, Pesca e Patrimônio do Cabildo de Gran Canaria para se inteirar dos meios de análises que estão à disposição dos senhores do campo.

A  opinião geral é que esta missão ajudará aos técnicos caboverdianos envolvidos a melhorar as suas perspectivas do caminho que Cabo Verde tem pela frente com respeito a reutilização das -águas residuais. Os caboverdianos já se deram conta do cenário de défice hídrico vivido no país e de como pode-se melhorar se introduzir de forma sabia o reuso das águas tratadas. O êxito dessa reutilização dependerá de como Cabo Verde consiga adaptar as diferentes tecnologias de produção de água residuais aptas para a reutilização com a realidade local do país, isto é, a fazer uma seleção sabia de modo a ter capacidade de resposta de forma exitosa aos desafios da reutilização.

 


Promedio (1 Votar)

Añadir comentario Añadir comentario