Visor de contenido web Visor de contenido web
   
 
Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

El Proyecto ISLHáGUA tiene como objetivo principal el promover la sensibilización respecto al uso del agua potable, reforzar las capacidades de control de calidad de los recursos hídricos, fomentar el tratamiento y reutilización de las aguas depuradas y la desalación de agua más eficiente asi como  con el uso de las energías renovables, todo ello en el entorno de colaboracion trasnacional de Canarias y Cabo verde leer mas...

Visor de contenido web Visor de contenido web

Red de Laboratorios de la Macaronesia Red de Laboratorios de la Macaronesia

Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa Comic de Cabo Verde a Canarias y viceversa

¡Aprende divirtiéndote! ¡Aprende divirtiéndote!
Fichas Didácticas Fichas Didácticas

Visor de contenido web Visor de contenido web
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

50 ALUNOS DE CABO VERDE E CANÁRIAS FORMAM-SE EM TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

O INSTITUTO TECNOLÓGICO DE CANARIAS JUNTO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA E SANEAMENTO O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DO MAR DA UNI-CV E A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS CABOVERDIANOS ORGANIZARAM UM CURSO DE INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PEQUENA ESCALA COM MAIS DE 300 PRÉ-INSCRITOS


 

 

 

 

 

 

Sistema de Tratamento de baixo custo de Santa Lucía em Gran Canaria, utilizado como referência na formação.

Dada a necessidade de fomentar o desenvolvimento de sistemas de saneamento básico, bem como o tratamento e reutilização de águas residuais nas zonas rurais das ilhas, o Departamento de Água do Instituto Tecnológico de Canárias, no âmbito do projecto de cooperação transnacional ISLHáGUA, criou um curso introdutório sobre o tratamento de águas residuais em pequena escala através de uma plataforma de tele-formação.

Esta ação formativa a distância resume os aspectos mais relevantes do tratamento de águas residuais (caracterização, saneamento, tecnologias e estratégias de implementação) e está dirigida especialmente às áreas rurais e países em desenvolvimento onde o saneamento ainda não está devidamente desenvolvido.

Os principais conteúdos do curso, desenvolvido em espanhol e português, foram estruturados em 9 tópicos mais um caso prático, considerando: As água residuais e os indicadores de contaminação; Redes de águas residuais e esgotos; Noções básicas do tratamento de águas residuais; Tecnologias de pré-tratamento e de tratamento primário e secundário das águas residuais urbanas; Sistemas de tratamento extensivos ou de baixo custo de energia, bem como estratégias para o desenvolvimentodo saneamento básico em áreas desfavorecidas. 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem dum dos tópicos da plataforma de tele-formação.

A execução deste curso tem contado com a colaboração do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde e da Agência de Cooperação do Luxemburgo em Cabo Verde. Outras entidades envolvidas foram a Mancomunidad Intermunicipal do Sudeste de Gran Canaria, a Agência Nacional de Água e Saneamento de Cabo Verde e da Associação Nacional de Municípios.

Nesta primeira edição foram recebidas mais de 300 pré-inscrições entre as Canárias e Cabo Verde, sendo finalmente selecionados 60 alunos e alunas dos dois arquipélagos, os que foram organizados em dois grupos de acordo com o idioma. Em Canárias participaram alunos de Lanzarote, Fuerteventura, El Hierro, Tenerife e Gran Canaria; e em Cabo Verde, das ilhas de São Nicolau, Boavista, Sal, Santo Antão, São Vicente, Maio, Fogo e Santiago. Finalizaram o curso com aproveitamento 50 alunos e alunas.

Para acrescentar a importância e valor do curso se contou com a colaboração de especialistas que promoveram a interação com os alunos em diversos fóruns técnicos associados a cada tópico.

A avaliação global do curso tem sido muito positiva e espera-se continuar com essas ações no futuro.

O projeto ISLHáGUA é uma iniciativa da cooperação transnacional co-financiada pelo programa PCT-MAC da União Europeia e liderada pelo InstitutoTecnológico de Canárias, com parceiros das Canárias e Cabo Verde. Este projeto tem servido para continuar a desenvolver e transferir conhecimentos e valores no âmbito da gestão sustentável da água em Canárias e Cabo Verde; considerando sempre como linha principal de trabalho a relação água-energia. Esta iniciativa está sendo desenvolvida desde 2011 e está estruturada em objetivos específicos que, por sua vez, estão organizados em atividades em diferentes áreas de interesse: A conscientização e sensibilização para o uso eficiente de água; especialização no controle de qualidade da água, tratamento de águas residuais e a reutilização com critérios de baixo custo de energia; e, finalmente, a dessalinização da água do mar mais energeticamente eficiente e com a introdução de energias renováveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como referência de tecnologias de saneamento fora de rede, foi utilizado o Centro PROMOSAN, promovido pela Câmara Municipal de São Domingos e a Agência Luxemburguesa de Cooperação ao Desenvolvimento.


Promedio (1 Votar)

Añadir comentario Añadir comentario